Existem diversas maneiras de se migrar um site em WordPress, porém nem todas as maneiras são corretas dependendo de como o site foi criado.
Já presenciei pessoas fazendo a migração via comando SQL e também alterando a url por lá. Mas saiba que nem todos os sites vão se comportar corretamente após essa alteração.
Na verdade essa é uma das 5 maneiras de se migrar um site em WordPress. Vou separar duas formas de migração em dois artigos para que fique bem dividido.
Migração do WordPress com Plugin
A migração com Plugin é a mais prática, pois ela garante que você guarde todas as informações e arquivos do provedor antigo. Neste tutorial vamos utilizar o All In One Migration que foi eleito o melhor plugin para migração de sites em WordPress.
1 – Criando um backup do seu site
Para iniciar a migração, você precisa criar um backup completo do seu site, após instalar o All In One Migration, só ir em All In One Migration > Export e seguir de acordo com a imagem abaixo:
ATENÇÃO: Se o site que está migrando permanecer com o mesmo domínio só que na hospedagem nova, não será necessário utilizar o recurso acima. É só ir direto para a imagem abaixo do N° 2 em vermelho.
Após preencher a url antiga e a nova, é só clicar em “ADD” e depois no botão verde “EXPORT TO” clicar em “File“.
Feito isso, o plugin fará o backup de todos os seus arquivos e dependendo do tamanho do site, pode demorar um pouco. A demora pode ser tanto pelo tamanho dos arquivos quanto pela latência do servidor.
Após a conclusão do backup, vai aparecer a tela abaixo, é só você clicar em Download. Cada site tem um tamanho de download diferente, isso vai depender também do tamanho do seu site.
3. Mudança de DNS
Para que possamos prosseguir com a migração completa, você vai precisar alterar o DNS da sua hospedagem antiga para a nova. Pois vamos precisar criar uma nova instalação do WordPress.
O tempo de propagação após a troca do DNS vai depender bastante do seu provedor de hospedagem e do seu registrador de domínio.
4. Preparando a nova Hospedagem
Após a propagação para a sua nova hospedagem, provavelmente está vendo ela vazia, sem nada instalado. É exatamente o cenário que precisamos. Agora é só você criar uma nova instalação do WordPress em sua nova hospedagem.
Você pode utilizar o auto-instalador de aplicativos da sua hospedagem. Se for VPS será necessário efetuar uma instalação manual, enviando os novos arquivos do WordPress através do FTP.
Obs: Não tem problema se o prefixo da tabela do site antigo for diferente do novo que é “_wp”. Pode deixar assim e prossiga com a configuração do WordPress.