"> Como migrar seu site WordPress corretamente - Guia Definitivo - Migração Completa - WordPress, e-mails e plataformas Open Source

Como migrar seu site WordPress corretamente – Guia Definitivo

Existem diversas maneiras de se migrar um site em WordPress, porém nem todas as maneiras são corretas dependendo de como o site foi criado.

Já presenciei pessoas fazendo a migração via comando SQL e também alterando a url por lá. Mas saiba que nem todos os sites vão se comportar corretamente após essa alteração.

Na verdade essa é uma das 5 maneiras de se migrar um site em WordPress. Vou separar  duas formas de migração em dois artigos para que fique bem dividido.

Migração do WordPress com Plugin

A migração com Plugin é a mais prática, pois ela garante que você guarde todas as informações e arquivos do provedor antigo. Neste tutorial vamos utilizar o All In One Migration que foi eleito o melhor plugin para migração de sites em WordPress.

1 – Criando um backup do seu site

Para iniciar a migração, você precisa criar um backup completo do seu site, após instalar o All In One Migration, só ir em All In One Migration > Export e seguir de acordo com a imagem abaixo:

Migrar site WordPress

ATENÇÃO: Se o site que está migrando permanecer com o mesmo domínio só que na hospedagem nova, não será necessário utilizar o recurso acima. É só ir direto para a imagem abaixo do N° 2 em vermelho.

Após preencher a url antiga e a nova, é só clicar em “ADD” e depois no botão verde “EXPORT TO” clicar em “File“.

Feito isso, o plugin fará o backup de todos os seus arquivos e dependendo do tamanho do site, pode demorar um pouco. A demora pode ser tanto pelo tamanho dos arquivos quanto pela latência do servidor.

Após a conclusão do backup, vai aparecer a tela abaixo, é só você clicar em Download. Cada site tem um tamanho de download diferente, isso vai depender também do tamanho do seu site.

3. Mudança de DNS

Para que possamos prosseguir com a migração completa, você vai precisar alterar o DNS da sua hospedagem antiga para a nova. Pois vamos precisar criar uma nova instalação do WordPress.

O tempo de propagação após a troca do DNS vai depender bastante do seu provedor de hospedagem e do seu registrador de domínio.

4. Preparando a nova Hospedagem

Após a propagação para a sua nova hospedagem, provavelmente está vendo ela vazia, sem nada instalado. É exatamente o cenário que precisamos. Agora é só você criar uma nova instalação do WordPress em sua nova hospedagem.

Você pode utilizar o auto-instalador de aplicativos da sua hospedagem. Se for VPS será necessário efetuar uma instalação manual, enviando os novos arquivos do WordPress através do FTP.

Obs: Não tem problema se o prefixo da tabela do site antigo for diferente do novo que é “_wp”. Pode deixar assim e prossiga com a configuração do WordPress.

5. Migrando o site antigo para a hospedagem nova

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest